"ברוך הבא, שלום של לורד יכול כל פולש"!
"Sejam Bem Vindos, que a Paz de Jeová invada todos"!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Hermenêutica

Hermenêutica
(Por Lúcio Flávio Costa da Silva)
·         "Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (II Tm. 3.16,17)
 
·         "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo." (2 Pd 1.20,21)

·         "Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição. Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados, e decaiais da vossa firmeza." (2 Pd 3.16,17)

Introdução:
De muitas maneiras os homens se diferem entre si e esse fato, naturalmente, faz com que eles distanciem mentalmente uns dos outros na capacidade intelectual, no gosto estético, na qualidade moral e etc.
Alguns foram instruídos em conhecimentos intelectuais e outros não tiveram estas oportunidades e isto provoca divergências de interpretação.
Apesar destas divergências entre os homens, Deus tem um plano para os mesmos e este está revelado na Bíblia Sagrada.
Este plano de Deus traça um mesmo caminho para reunir uma grande família em Cristo Jesus, com a unificação dos povos sem distinção de cor, raça, sexo, nacionalidades, condições social e econômica. (Gl 3.28; Cl 3.11)
Diante deste quadro a aplicação da hermenêutica será imprescindível a unificação do conhecimento do Plano da Salvação para com todos os homens da terra.


1 – DEFINIÇÃO:

HERMENÊUTICA:
Esta palavra se deriva da palavra grega HERMENEUTIKE, que por sua vez se deriva do verbo HERMENEUO, que significa a ciência e a arte da interpretação do sentido das palavras ou textos.
Hermenêutica, portanto é ciência e ao mesmo tempo arte. Como ciência ela determina regras e princípios seguros e imutáveis de interpretação, como arte ela define como estas regras e princípios devem ser aplicados.

2 - A NECESSIDADE DO ESTUDO DA HERMENÊUTICA:
O pecado obscureceu o entendimento do homem e exerce influência perniciosa em sua mente e torna necessário o esforço especial para evitar erros. (II Pd 3.16 e De 7.10)
A aplicação e a conservação do caráter teológico da hermenêutica estão vinculadas ao recolhimento do princípio da inspiração divina da Bíblia Sagrada.

3 - A VALOR DA HERMENÊUTICA
  • Nos aproxima do texto e do seu sentido e significados corretos;
  • Fortalece a nossa convicção na pessoa de Deus;
  • Enaltece a Soberania de Deus que preservou a escrita até hoje; 
  • Nos coloca na linha da história da igreja;
  • Traz equilíbrio entre o conteúdo (revelação) e comportamento (ética, exigência);
  • Confirmação da credibilidade da revelação. Homens falaram à tantos e tão distante de nós;
  • Auxilia-nos para determinar o permanente e o temporário;
  • Valida a encarnação do Filho de Deus;
  • Evita o desvio;
  • Descobre-se a unidade da revelação.

4 - A DIVISÃO DA HERMENÊUTICA:

A hermenêutica se divide em:
4.1 - Hermenêutica Geral:
São os princípios gerais de interpretação das palavras nos textos, é, portanto uma busca  cuidadosa, através de um estudo metódico, servindo-se de princípios básicos de interpretação do que o autor tinha em mente quando escreveu determinado texto.

4.2 - Hermenêutica Especial:
São os princípios e regras de interpretação de texto de determinada área do conhecimento. Cada área do conhecimento humano tem suas leis e princípios próprios de como os textos ligados a esta área têm que ser interpretado. Por exemplo, quem estuda gramática, tem que conhecer os princípios que regem a interpretação das palavras do texto gramatical o mesmo ocorre com as demais áreas do conhecimento humano tais como a Arqueologia, Medicina, História, Música. Se nós aplicarmos as regras de uma matéria na interpretação de textos da outra, o resultado será negativo, ou seja, nossa interpretação não estará correta, visto que cada matéria ou disciplina tem leis específicas e aplicáveis somente àquela matéria.
A hermenêutica Bíblica é portanto uma das partes da hermenêutica especial, que estabelece regras e princípios de interpretação da Bíblia Sagrada. A Bíblia como livro divino dado a humanidade, tem um conjunto de regras e princípios de interpretação para que possamos chegar ao sentido exato do que o Espírito de Deus queria nos transmitir através do autor que escreveu. Interpretar a Bíblia sem levar em consideração a Hermenêutica Bíblica é distorcer o que Deus transmitiu e levá-lo a dizer o que nós gostaríamos que ele dissesse.

5 - DIVISÃO DA EXEGESE

A Teologia Exegética se divide em três partes que são:

5.1 - Critica Textual:
Esta tem como objetivo determinar quais são as palavras mais exatas que traduzem o texto original, tendo-se em vista que a tradução é buscar o sentido do texto, ou seja, o que o autor queria transmitir, não é simplesmente mudar de um idioma para outro, isto é transliteração, tradução é mais que isto é procurar entender o que o autor estava transmitindo aos seus contemporâneos e traduzi-las para o nosso idioma de forma que nós possamos entender, e a critica textual tem este objetivo, procurar quais as palavras atuais, melhor exprime o que o autor estava transmitindo em sua época e idioma.

5.2 - Hermenêutica:
Esta visa descobrir o sentido exato das palavras no texto, isto é, a teoria de como o texto deve ser interpretado pelo leitor, por isso, ela determina regras que orientam o estudante como chegar ao sentido exato do que o autor estava e está transmitindo.
5.3 - A Exegese:
Exegese é o estudo cuidadoso e sistemático de um texto para comentários, visando o esclarecimento ou interpretação do mesmo. É o estudo objetivando subsidiar o passo da interpretação do método analítico da hermenêutica. Este estudo é desenvolvido sob as indagações de um contexto histórico e literário.

5.4 - Pré-requisitos para uma boa exegese.
5.4.1 - Tenha uma vida afinada com o Espírito Santo, pois Ele é o melhor interprete da Bíblia – (Jo 16.13; 14.26; I Cor 2.9 e 10; I Jo 2.20 e 27);
5.4.2      - Vá você mesmo diretamente ao texto não permitindo que alguém pense por você, evitando assim a dependência de outra pessoa para que você desenvolva ao máximo o seu potencial próprio.
5.4.3      - Procure o significado de cada palavra dentro do seu contexto. Deve ser tomado conforme o sentido da frase nas Escrituras, porque as palavras variam muito em suas significações.

5.5. - Aplicação da exegese.
A aplicação da exegese é realizada a partir das indagações básicas sobre o contexto e o conteúdo do texto em exame.
5.5.1      - Texto – O capítulo, parágrafo ou porção bíblica que encerra uma idéia completa, que se pretende estudar. Ex.: Mateus 5.1-12; I Coríntios 11.1-3; João 14,6, etc.
5.5.2      - Contexto – A parte que antecede o texto e a parte que é precedida pelo texto. Ex.: Texto João 14.6, Contexto Gênesis 1.1 a João 14.5 e João 14.7 a Apocalipse 22.21.

Obs.: As vezes tomando-se o contexto próximo do texto, é o suficiente para uma interpretação correta. Outras vezes será necessário lançar mão do capítulo inteiro, ou do livro inteiro, ou ainda da Bíblia toda.

Estas matérias é que norteiam o estudioso como interpretar os textos sem distorcer e nem acrescentar algo ao que está sendo estudado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário